Muitas jovens e mulheres enviam mensagens para mim a relatar que estão tendo muita “coceira” na região genital e querem saber porquê.
Bem, esta coceira pode ser desde uma alergia simples até uma doença sexualmente transmissível.
A coceira vaginal pode ser sintoma de uma irritação ou alergia a algum produto, Candidíase, HPV, parasitoses ou até câncer!
Algumas das causas mais comuns deste incômodo são:
- FALTA DE HIGIENE ÍNTIMA – O correto é fazer a higiene íntima pelo menos uma vez ao dia (o ideal seria duas vezes), usando apenas um sabonete neutro, de glicerina ou sabonete específico para a área íntima.
- ROUPA ÍNTIMA COM TECIDO INADEQUADO – Uma das causas muito comuns de coceira na região genital é o tipo de tecido da roupa íntima (sintético, lycra ou renda), que pode causar alergias e irritações. O ideal é utilizar sempre calcinhas de algodão para o dia-a-dia.
- CALÇAS MUITO APERTADAS – A combinação “calça apertada + transpiração” é ideal para a proliferação de bactérias e fungos que causam infecções, como a Candidíase, por exemplo. Evite usar calças muito apertadas, especialmente de jeans.
- DEPILAÇÃO DA ÁREA ÍNTIMA – Normalmente a depilação, seja com cera ou lâmina, deixa a pele muito sensível e os poros abertos, o que pode facilitar a entrada de bactérias. O correto é lavar bem a região antes da depilação e usar produtos calmantes depois, como o chá de camomila (melissa) ou um creme como o Hipoglóss.
- USO DE ABSORVENTES – Para evitar alergias e infecções o correto é manter a higiene e trocar o absorvente externo ou interno a cada 3 horas durante o período menstrual. No caso de absorventes diários, não são recomendados. O uso diário podem ser uma das causas de irritação e coceira na vagina, pois podem causar um abafamento na área íntima, fazendo transpirar mais e facilitando assim a entrada de bactérias e fungos, provocando irritação e corrimentos.
- FALTA DE HIGIENE NAS RELAÇÕES SEXUAIS – A falta de higiene antes e/ou depois do ato sexual é causa de muitas irritações e coceira vaginal. Sempre deve ser feita uma boa higiene antes do ato sexual (de preferência banho completo mesmo) e depois da relação sexual a mulher deve sempre urinar e lavar a área íntima para evitar a contaminação pelos micro-organismos.
Portanto, siga estas dicas e evitará vários problemas. Cuide bem da sua vagina!