Você já deve ter ouvido falar que com a chegada da menopausa, a mulher já não tem mais vida sexual e que a libido acaba, certo? Pois é, mas isto não é verdade! Estou aqui para mostrar que após os 50 anos há sim vida sexual e desejo!

E aí você se pergunta: como será minha vida sexual agora que completei 50 anos? A resposta é: será o que quiser fazer dela!

Vamos entender um pouco o que muda na vida de uma mulher após este evento.

Antes de a menstruação cessar por completo, ocorre uma série de alterações no ciclo menstrual, como por exemplo, a diminuição ou o aumento do fluxo de sangue e a irregularidade do ciclo menstrual. Este período de transformações é chamado de climatério e, a menopausa, é a interrupção da menstruação que acontece ao final do climatério.

Nesta fase, a mulher passa por algumas transformações de ordem física e psicológica. A menopausa varia muito de mulher para mulher, o que significa que nem todas sentem o mesmo e com a mesma intensidade. Algumas sentem uma série de incómodos neste período, já outras, passam tranquilamente por esta fase e até ficam felizes, pois estão livres da menstruação todos os meses!!

Alguns dos sintomas mais comuns da menopausa são:

→ Ondas de calor que aparecem repentinamente, normalmente durante a noite e de forma intensa. É o sintoma mais típico da menopausa;

→ Mudanças repentinas de humor;

→ Diminuição considerável da lubrificação vaginal, devido a diminuição do estrogênio;

→ Atrofia da região genital: há uma redução da mucosa vaginal e da uretra, o que pode causar dor no momento da penetração;

→ Taquicardia repentina;

→ Queda de Cabelo

→ Dificuldade em excitar-se, devido à redução do fluxo sanguíneo na região genital;

→ Dispareunia: dores na relação sexual devido à parede vaginal ficar mais fina e menos lubrificada.

→ Diminuição da Libido.

Uma das queixas mais frequentes nesta fase diz respeito ao desconforto ou dor durante a relação sexual, que pode ser devido à vários fatores como: falta de lubrificação devido à redução brusca dos hormônios no corpo da mulher, mudança das mucosas vaginais que ficaram mais finas e sensíveis à fricção e a falta de interesse sexual, o que diminui a excitação e, por consequência, a lubrificação.

Então, como posso melhorar a vida sexual nesta fase?

O fato de uma mulher entrar na menopausa não quer dizer que isso represente o fim da sua capacidade de amar, apaixonar-se, de desejar e ser desejada, de querer e de viver sua sexualidade com muito prazer.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o desejo sexual pode não diminuir com a menopausa. Em algumas mulheres, ele até aumenta. Mas para aquelas que os níveis de testosterona diminuírem muito, pode ser feita uma terapia de reposição hormonal para equilibrar o organismo.

Primeiramente, consulte seu ginecologista, pois ele poderá prescrever tratamentos que permitam melhorar a qualidade de vida e a resposta sexual, como a reposição hormonal ou ingestão de complexos vitamínicos.

Um grande aliado das mulheres nesta fase são os lubrificantes. Eles possibilitam uma vida sexual muita satisfatória, porém a dica é utilizarem, de preferência, os lubrificantes à base de água.

Para quem conhece o Pompoarismo, a prática desta ginástica íntima traz inúmeros benefícios, inclusive após os 50 anos! Não há idade para começar a praticá-la! Nesta fase é uma forte aliada, pois, além de fortificar a musculatura pélvica, auxilia na produção de lubrificação vaginal natural e aumenta a autoestima da mulher, que muitas vezes está baixa devido à vários fatores.

Conhecer o próprio corpo é fundamental para ter uma vida sexual saudável aos 50 anos.

Caso sinta alguma dificuldade, a nível psicológico, para enfrentar todas estas mudanças que estão acontecendo tanto a nível físico como emocional e afetivo, procure um especialista na área, como uma sexóloga ou terapeuta sexual. Certamente ela poderá ajudar a melhorar a intimidade sexual do casal.

Uma mulher que fica muito tempo sem sexo, pode ter grandes dificuldades e sentir muita dor quando for praticar. E quanto mais idade tenha, pior para retomar. Manter relações sexuais com frequência ajuda na saúde e no bem-estar, melhorando a imunidade, a ansiedade e o estresse.

Por isso eu indico e desejo para todas: tenham uma longa e feliz vida sexual!